O terceiro BioBlitz organizado pela SPEA, será realizado no Maciço Montanhoso Oriental e Parque Ecológico do Funchal (Pico dos Melros).
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, convida a todos os amantes da natureza a conhecer e a identificar as mais variadas espécies de aves, morcegos, insetos e flora, num curto período de tempo e área limitada.
O evento conta ainda com uma equipa de especialistas que ajudarão os participantes na identificação das espécies, durante toda a atividade.
O registo das espécies pelos participantes será feito com recurso à aplicação iNaturalist/Biodiversity4All, havendo um projeto criado na plataforma, para que todas as observações aí fiquem registadas e associadas ao evento.
No primeiro BioBlitz, realizado na floresta da Laurissilva, o evento contou com 37 participantes, através dos quais foram feitas 113 observações e registadas 54 espécies.
Resultados BioBlitz Laurissilva@night
Em relação ao último BioBlitz realizado, que decorreu na Ponta de São Lourenço, 41 participantes fizeram parte deste evento e foram conseguidas 168 observações e registadas 57 espécies.
Resultados BioBlitz Ponta de São Lourenço@night
Para este BioBlitz, no Maciço Montanhoso Oriental, a SPEA espera cerca de 50 participantes para se aventurarem numa oportunidade única de conhecer a biodiversidade desta área protegida.