Foi criado, pela primeira vez, nos Açores, um plano diretor de iluminação do Concelho e iniciadas as ações piloto para monitorizar o impacto que a poluição luminosa causa na biodiversidade noturna, do município de Santa Cruz da Graciosa.

 

Os trabalhos decorreram no início de agosto, com monitorização de fauna e alterações de um troço de iluminação pública na zona do Carapacho.

 

Este avanço segue-se após a realização de inquéritos realizados no ano de 2022 e 2023, nas ilhas da Macaronésia, cujo 90% da população inquirida, apoiou a iniciativa de reduzir a iluminação pública e adotar novas medidas de mitigação, em prol da biodiversidade noturna. O mesmo processo decorre também na Madeira e Canárias.

 

Além disso, está a ser feita a repetição das medições do brilho do céu noturno, após estas alterações, com o intuito de obter uma informação comparativa acerca do antes e depois das ações piloto, realizadas nos três arquipélagos.

 

Saiba como estamos a medir a poluição luminosa

Yasmin Redolosis
Yasmin Redolosis
Yasmin Redolosis

Esta ação integra o projeto 𝐿𝐼𝐹𝐸 𝑁𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎@𝑛𝑖𝑔ℎ𝑡, implementadas pelos municípios parceiros, e conta com o apoio da Eletricidade dos Açores (EDA) e com o acompanhamento da SPEA, Fluxo de Luz e Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM).

 

Consulte os resultados dos inquéritos