O Município de Santa Cruz tem sido pioneiro no que toca à redução da poluição luminosa em vias públicas num Programa Municipal de Eficiência Energética que abraçou desde 2018, e que tem como principal objetivo reduzir o impacto na biodiversidade local.
Como parceiros da SPEA no projeto LIFE Natura@night, 220 luminárias na zona costeira da Ponta da Oliveira e Garajau foram instaladas, em abril de 2024, com o intuito de salvaguardar as aves marinhas – que escolhem estas zonas para nidificar – e proporcionar também um ambiente agradável para a população, com candeeiros que são adaptados quanto ao nível de cor e intensidade de luz.
Este programa, que já vai na quinta fase, já permitiu a substituição de mais de 1600 luminárias de sódio para luminárias com lâmpadas LED.
É uma iniciativa que, para além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as aves e para a população, também permite ao Município atingir poupanças anuais a nível financeiro em torno dos 200 mil euros e uma redução significativa de 1.000 GWh de energia.
No passado dia 12 de abril, a Câmara Municipal de Santa Cruz procedeu à inauguração de 16 luminárias biodinâmicas instaladas na Ponta da Oliveira, Caniço, contando com a presença da SPEA e da Fluxo de Luz, bem como com um momento musical providenciado pelos Camachofones, acompanhados por funcionários do município e alunos da Escola Básica do 1° ciclo C/ Pré-Escolar das Figueirinhas.
Esta tecnologia biodinâmica permite adaptar a temperatura de cor e nível de luz à circulação de pessoas. Assim sendo, a luz torna-se mais âmbar consoante a atividade humana, reduzindo a sua temperatura de cor nas horas de descanso (23h – 6h da manhã).
Visite as novas luminárias já instaladas na Ponta da Oliveira!
