O Ilhéu de Baixo localiza-se ao largo do Carapacho, distando da costa da Restinga cerca de meia milha. Este é o resultado do desmantelamento de um pequeno aparelho vulcânico por erosão marinha, fazendo parte da Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa.

 

Na sua área, 3 tipos de habitats são protegidos pela Diretiva Habitats:  Vegetação anual das zonas de acumulação de detritos pela maré (1210), Vegetação perene das margens pedregosas (1220), arribas ou falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250).

 

A Zona Especial de Conservação do Ilhéu de Baixo é uma formação rochosa constituída por dois ilhéus em águas pouco profundas que se situa no extremo sudeste da Ilha Graciosa, onde engloba áreas protegidas terrestres e marinhas de habitats únicos nos Açores, fazendo parte da Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa.

 

O habitat natural que compõe esta área protegida é constituído por vegetação de flora endémica e é ainda uma zona de nidificação de elevada importância para diversas aves marinhas, como a cagarra/cagarro (Calonectris borealis), o pintainho/frulho (Puffinus lherminieri), o painho-da-Madeira (Hydrobates castro) e o painho-de-Monteiro (Hydrobates monteroii), uma ave endémica do arquipélago açoriano, sendo um dos dois locais no arquipélago onde esta última nidifica.

 

 

 

José Manuel Almeida