Durante a II Semana do Ambiente, organizada pela Câmara Municipal de Santa Cruz e com a participação ativa da SPEA Madeira, a comunidade uniu-se em torno de uma série de atividades e iniciativas dedicadas à preservação e sensibilização ambiental. Esta semana diversificada e aberta ao público foi marcada por momentos de aprendizagem e celebração da biodiversidade.
No dia 20 de março, a atividade “Jardins com mais vida @Ponta da Oliveira” foi um verdadeiro sucesso, adicionando novas plantas e vida ao Jardim da Ponta da Oliveira, localizado no Caniço. Esta iniciativa contou com a colaboração dos jardineiros da Câmara Municipal de Santa Cruz, da equipa da SPEA e de voluntários dedicados.
Pela tarde, professores tiveram a oportunidade de participar numa formação promovida no âmbito do programa Eco-Escolas. Esta formação foi dedicada à recuperação de áreas degradadas e ao uso de plantas nativas típicas do habitat costeiro do concelho, e alcançou a participação de 15 pessoas.
Um dos destaques do evento foi a exposição “Por uma Noite com Vida”, que esteve em exibição na Casa da Cultura de Santa Cruz ao longo de toda a semana. Esta exposição, que abordou a biodiversidade noturna e a ameaça da poluição luminosa, ofereceu uma sensibilização extra para a adesão à “Hora do Planeta”, celebrada às 20h30 do dia 23 de março, onde se apagaram as luzes em prol do ambiente.
O ponto alto da II Semana do Ambiente é sempre a comemoração da Hora do Planeta. Ao longo do dia 23 de março decorreu o Mercadinho ECO, onde os visitantes mais jovens puderam construir o seu próprio hotel para insetos, observar aves e desfrutar de jogos dinamizados pela SPEA. O nosso stand expôs os produtos exclusivos disponíveis para os interessados em contribuir para as nossas ações de conservação.
Durante esta tarde decorreu a Tertúlia “Alimentação Biosaudável”, na qual a coordenadora da SPEA Madeira, Cátia Gouveia, abordou algumas dicas para reduzir a pegada ecológica do nosso consumo alimentar. Durante o evento, foi discutida a responsabilidade do consumidor e a forma como a conservação da biodiversidade pode estar em harmonia com a agricultura, destacando a importância da proteção do pombo-torcaz e dos morcegos para a manutenção do ecossistema.
Infelizmente, devido a questões meteorológicas, as restantes atividades da “Hora do Planeta” foram canceladas, assim como a atividade noturna “Peddy paper – Uma noite com vida na Ponta da Oliveira”, que foi remarcada para o dia 5 de abril.
A SPEA esteve presente em Santa Cruz durante toda a semana, contribuindo para transformar este evento numa verdadeira celebração da natureza e do ambiente.