O projeto LIFE Natura@night procura mitigar a poluição luminosa e os seus efeitos na biodiversidade noturna. A alteração da iluminação pública nos municípios parceiros do projeto, são medidas de minimização efetivas a ser aplicadas durante o ano 2024.

Com o início da alteração de iluminação no município de Santa Cruz, Madeira, no passado mês de março, foram iniciados os trabalhos para monitorizar o impacte dessas alterações na atração dos morcegos e borboletas noturnas às fontes de luz artificial.

As alterações na iluminação são suscetíveis de ter um efeito significativo, tanto nos insetos noturnos, que são atraídos pelas luzes e subsequentemente perdem energia e morrem, como nos morcegos, atraídos pela disponibilidade de insetos, afetando assim, os seus hábitos alimentares.

Durante a primavera e verão será dada a continuidade das monitorizações nos restantes municípios, aquando das respetivas alterações da iluminação prevista.

Marta Nunes

Nestas monitorizações será realizado um estudo BACI (Before-After Control-Impact) para avaliar a diversidade e a atividade de morcegos e a diversidade e abundância de insetos, antes e depois das alterações da iluminação, em duas zonas: a zona de alteração e a zona de controlo. Deste modo, será possível comparar as duas zonas nos dois momentos, e avaliar o impacto ou benefício da intervenção, nos grupos de estudo.

Para estudo dos insetos, durante 5 noites serão realizadas amostragem de espécimes em armadilhas de captura desenvolvidas para o efeito. Para os morcegos será realizada recolha de dados bioacústicos com gravadores (Audiomoths) nas mesmas 5 noites.

Esta ação é da responsabilidade do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM. A SPEA e a SEO têm à sua responsabilidade o trabalho de campo nos Açores e nas Canárias, respetivamente.

Marta Nunes