Já está em vigor uma campanha publicitária em cinco autocarros da frota da Horários do Funchal, com os números 511, 525, 214, 526 e 201, entre 2 de outubro e 30 de novembro. A mensagem frisa a importância da redução da iluminação exterior para ajudar a salvar aves marinhas, evitando que sejam desorientadas pela luz noturna artificial, e voando em segurança para o mar.

 

Entre 15 de outubro e 15 de novembro, os juvenis de cagarra (Calonectris borealis), abandonam os seus ninhos, e fazem o seu primeiro voo rumo ao mar, orientando-se pela luz da lua e das estrelas. No entanto, face à crescente poluição luminosa, estas aves desorientam-se, caindo nas nossas cidades. Podemos ajudar, reduzindo a iluminação, ou sendo voluntário nas campanhas de resgate de aves marinhas, que decorre entre 23 de outubro e 5 de novembro.

 

Preste atenção pois as aves marinhas podem precisar da sua ajuda:

  • Garanta que tem o que precisa para pegar na ave: caixa de cartão com buracos, cobertor e/ou luvas, e o seu telemóvel.
  • Aproxime-se com calma e, com o cobertor nas mãos, coloque-o sobre a ave e transfira-a para dentro da caixa, mantendo-a num sítio calmo e escuro.
  • Contacte a Rede SOS Vida Selvagem do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM, através do 961957545, para a recolha da ave.

 

Saiba como ajudar

 

Esta campanha publicitária teve o apoio da empresa Horários do Funchal, no âmbito do projeto LIFE Natura@night. Se vir algum destes autocarros pelas ruas do Funchal, registe e envie para nós.

Alexandra Galão