No âmbito projeto LIFE Natura@night, os parceiros da Câmara Municipal de Machico, Câmara Municipal de Santa Cruz e Câmara Municipal de Câmara de Lobos, disponibilizaram posters em várias zonas da via pública, junto às praias, com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para os efeitos que a poluição luminosa causa nos insetos, morcegos e aves marinhas.
A poluição luminosa afeta inúmeras espécies, que quando atraídas pela luz artificial das nossas cidades, acabam por se desorientar, o que pode levar à sua morte.
As aves marinhas são particularmente prejudicadas quando saem dos ninhos e começam a fazer os primeiros voos. No caso dos insetos, acabam por morrer de exaustão, por voarem em torno da luz e, no caso dos morcegos, saem mais tarde do abrigo, o que implica que não encontrem alimento suficiente, ou perseguem os insetos até às cidades, ficando suscetíveis a predadores.
Nos posters mencionados são encontradas informações úteis sobre as espécies que existem na Macaronésia, de como são afetadas pela poluição luminosa e que medidas podem ser tomadas para fazer a diferença.
Como sabemos, todos os animais desempenham um papel fundamental no nosso ecossistema, seja no controlo de pragas, ou polinização.
Para ajudar a protegê-los, a SPEA tem trabalhado com o apoio de seis municípios parceiros neste projeto, com o objetivo de salvaguardar os ecossistemas noturnos e o céu estrelado da iluminação noturna artificial.