A SPEA Açores realizou mais uma época de campo do projeto LIFE Natura@night entre os dias 3 e 10 de abril na ilha da Graciosa. Esta época teve como objetivo caracterizar e identificar as espécies de morcegos presentes nesta ilha.

 

Este trabalho de campo foi dividido em duas ações. Primeiramente, durante 3 noites, foram capturados morcegos em várias áreas da rede Natura 2000, com a utilização de redes de captura de morcegos. Seguidamente, foi realizado o estudo acústico dos morcegos utilizando dispositivos de escuta, os Audiomoths. Estes dispositivos foram instalados com especial atenção nas áreas onde realizadas as capturas e programados para gravar durante 24 horas.

 

Nesta ação foram envolvidas as técnicas Eva Nóbrega do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), Sara Nunes do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e Yasmin Redolosis da SPEA Açores.

 

 

 

Sara Nunes
Yasmin Redolosis
Sara Nunes

Para além as amostragens, a SPEA Açores promoveu atividades de educação ambiental na ilha branca. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a importância dos morcegos e contou com duas atividades.

 

A primeira atividade de educação ambiental foi realizada no ATL de Santa Cruz de Graciosa, onde foi apresentado aos mais novos, entre os 6 e os 10 anos, a importância dos morcegos para o ecossistema. A segunda atividade foi realizada ao ar livre, com a demonstração do trabalho de campo e da captura de morcegos. Com redes de captura, os participantes puderam perceber como é feito o estudo dos morcegos.