Durante a tarde de 24 de novembro de 2025, a SPEA teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto BESTLIFE2030 STOP Predators, num evento promovido pelo Departamento de Formação e Desenvolvimento da Associação de Jovens Madeirenses Conectados (AJMC), uma associação sem fins lucrativos que procura fornecer ferramentas para a progressão e sucesso individual e coletivo dos jovens madeirenses.
Mais de 60 alunos de diferentes escolas da Madeira foram sensibilizados para o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto, cujo objetivo passa por mitigar o impacto dos predadores introduzidos e das espécies invasoras nas colónias de aves marinhas da ilha, mais concretamente nas colónias de cagarra (Calonectris borealis).
O encontro proporcionou um espaço para esclarecimento de dúvidas por parte dos jovens sobre os predadores introduzidos existentes na ilha, nomeadamente gatos, furões e roedores como a ratazana-preta, a ratazana-castanha e o murganho. Foram discutidos os efeitos prejudiciais que estes predadores têm no equilíbrio dos ecossistemas da ilha, dado que, se verifica a predação de aves, dos seus ovos e crias. Foram igualmente explicados os métodos utilizados para monitorizar estas espécies, incluindo o uso de câmaras de armadilhagem fotográfica e de um monóculo térmico.
Outro tema abordado foi a caça ilegal de cagarra, que, infelizmente, ainda é uma prática comum em algumas comunidades da região. Por fim, houve ainda tempo para a partilha das boas práticas a adotar na natureza, de forma a garantir um menor impacto nas áreas naturais durante as visitas às mesmas.
O evento contou também com a presença de várias outras entidades que partilharam os seus projetos e o trabalho que desenvolvem em prol da proteção e conservação ambiental.