A equipa da SPEA em colaboração com recém-chegados voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, tem estado numa missão de sensibilização nas áreas mais afetadas pela poluição luminosa na ilha da Madeira. O objetivo principal é informar a população para a Campanha Salve uma Ave Marinha e para o que deve ser feito caso encontrem uma ave encandeada.

 

A campanha tem recebido apoio não apenas da comunidade local, mas também de turistas que visitam a ilha. A adesão à mesma pode ser feita através de diferentes contributos, incluindo: reduzir da iluminação exterior da sua casa, aderir ao Galardão “Noite com Vida”, participar no Mega Apagão a 30 de outubro e voluntariar-se para as brigadas de resgate de aves marinhas.

 

Inscreva-se aqui

 

 

Além de distribuir materiais informativos, como flyers e ímans, têm sido expostos inúmeros cartazes sobre a problemática da poluição luminosa. Estes cartazes podem ser encontrados em locais estratégicos, como restaurantes, cafés, estabelecimentos de marítimo-turísticos e outras entidades próximas às áreas de passagem de aves marinhas, nomeadamente da freira-da-madeira.

 

 

A SPEA continuará as suas atividades de sensibilização e participará nas brigadas de resgate tanto de freira-da-madeira, de 25 de setembro a 6 de outubro, como de cagarra, de 23 de outubro a 5 de novembro, contando com o reforço de mais voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.

 

A população em geral tem tido uma resposta muito positiva à temática da poluição luminosa e possibilidade de doar um pouco do seu tempo como voluntário. Relembramos que, caso encontrem alguma ave a precisar de ajuda, podem entrar em contato com a Rede SOS Vida Selvagem do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM, através do número 96195754.

Elisa Teixeira