No arquipélago dos Açores, as equipas da SPEA e da Direção Regional das Políticas Marítimas (DRPM) uniram esforços para promover a sensibilização e proteção da biodiversidade noturna. Como parte desses esforços, iniciaram contatos e visitas aos estabelecimentos que se inscreveram para o o Galardão “Noite com Vida” em todo o arquipélago.
Até ao momento, 17 estabelecimentos açorianos já concorreram ao galardão e há outras empresas interessadas que se espera que também integrem o processo. A DRPM tem como meta contatar ou visitar todas as entidades nas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge) até ao início de abril. Da mesma forma, a SPEA pretende concluir as auditorias com todos os estabelecimentos registados na ilha de São Miguel até o final de abril, e iniciar os contatos com entidades de outras ilhas, como Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo.
Espera-se que este galardão incentive uma cultura de responsabilidade ambiental entre os empreendimentos turísticos da região e contribua para a proteção dos ecossistemas únicos dos Açores.
Além disso, a sensibilização continua a ser uma prioridade nas escolas açorianas. O Programa de Educação Ambiental da DRPM oferece uma variedade de atividades e palestras adaptadas para diferentes faixas etárias. Durante o mês de março, a DRPM continuou a sensibilização para crianças de várias idades, desde os 3 aos 10 anos, nas ilhas do triângulo, especialmente no Faial e São Jorge.
Nessas ações, os alunos participam num atelier “Biodiversidade Noturna”, onde puderam aprender sobre os atributos morfológicos dos animais noturnos e os impactos da poluição luminosa. Ao final da atividade, os trabalhos foram exibidos nas instituições, sensibilizando toda a comunidade escolar sobre a importância de combater a poluição luminosa.
O crescente interesse e envolvimento da população em iniciativas relacionadas à poluição luminosa são indicadores claros do aumento do compromisso para com o combate desta ameaça no arquipélago dos Açores.