De 23 a 26 de março a SPEA participou na I Semana do Ambiente de Santa Cruz e comemorou a Hora do Planeta com diversas atividades grátis e abertas ao público, que culminou com o apagão de 60 minutos a nível mundial.
Jardins com mais vida
Dia 23 de Março dinamizámos a atividade de voluntariado nos jardins da Ponta da Oliveira. Neste evento foram apresentadas plantas nativas da ilha, adaptadas à costa marítima, onde houve uma ação de sensibilização da importância destas plantas para a preservação da biodiversidade e igualmente manutenção do jardim e novas plantações, com o apoio de 19 participantes, dos quais voluntários, estagiários e funcionários da câmara municipal de Santa Cruz.
Noite com vida no Garajau – em busca da biodiversidade noturna
A 24 de Março decorreu um peddy paper na Ponta do Garajau. Este evento teve como propósito demonstrar a biodiversidade que existe na zona do Cristo Rei do Garajau, durante um apagão no local.
Foram montados postos de observação de espécies de morcegos, aves marinhas e de insetos, para além de um posto de materiais divulgativos.
No posto de observação de morcegos, os participantes tiveram a oportunidade de ver um exemplar conservado de morcego-da-madeira (Pipistrellus maderensis) e de utilizar um aparelho de escuta da ecolocalização destes animais, para detetar as espécies que visitam a área do Garajau. Já no posto de observação de insetos foram observadas as coleções entomológicas com as mais variadas espécies de borboletas diurnas e noturnas, de forma a comparar as suas características, e igualmente outros grupos de insetos que são possíveis encontrar na ilha. Aqui, foi colocada uma armadilha luminosa, para que os participantes observassem a fácil atração que os insetos têm relativamente à luz artificial. O posto de observação e escuta de aves marinhas foi dinamizado com o uso de um amplificador de som, tendo sido presenteados com várias vocalizações de cagarra (Calonectris borealis). As restantes espécies de aves marinhas também foram dadas a conhecer.
Após os participantes visitarem os 3 postos distintos sobre biodiversidade noturna, regressaram ao ponto inicial, para conhecerem o trabalho da SPEA e obter os materiais divulgativos mais recentes do projeto LIFE Natura@night.
Hora do Planeta
De 25 a 26 de Março a SPEA esteve presente na Casa da Cultura de Santa Cruz, onde juntaram-se várias empresas no contexto de promover produtos locais e sustentáveis. A SPEA participou com um posto que promovia as atividades da SPEA, para além de proporcionar produtos como guias de campo de aves e folhetos informativos de identificação ou relacionados com os projetos com que trabalha, como o projeto LIFE Natura@night. Este evento proporcionou aos visitantes do jardim assistir a uma tertúlia com debate em questões ambientais e na gestão de recursos naturais e igualmente poder observar aves marinhas com o telescópio da SPEA. O evento terminou com animação musical e com a projeção de um vídeo com o objetivo de sensibilizar sobre os problemas ambientais, durante o apagão de 60 minutos, a nível mundial.