A cada ano, a poluição luminosa nas nossas cidades causa finais trágicos para centenas de juvenis de aves marinhas. Durante o período crítico de 15 de outubro a 15 de novembro, os juvenis de cagarra deixam os seus ninhos para iniciar a sua primeira viagem. Lamentavelmente, a iluminação artificial nas cidades da Madeira atrai estas aves, resultando em colisões e quedas nas zonas urbanas.
Por esta razão, a SPEA está mais uma vez a promover a Campanha Salve uma Ave Marinha, convidando a população a se participar ativamente na mesma.

1. Participe no Mega Apagão: No dia 30 de outubro, vamos deixar a Madeira “às escuras” entre as 20h e as 23h. Este apagão é resultante da campanha de crowdfunding do projeto LIFE Natura@night, em que a SPEA assumiu o compromisso de apagar 1.000 luzes em toda a ilha. Desligue a iluminação exterior da sua casa ou edifício e juntos criaremos um caminho seguro no céu para que as aves que estão a sair dos ninhos possam voar em direção ao mar sem serem encandeadas.
2. Reduza a iluminação exterior: Entre 15 de outubro e 15 de novembro, considere reduzir a iluminação exterior da sua casa ou edifício. Este simples gesto pode ajudar a diminuir o impacto da luz artificial na biodiversidade noturna, incluindo aves marinhas.
3. Adira ao Galardão “Noite com Vida”: Se gere um negócio adote boas práticas de iluminação também no seu estabelecimento. Além de poupar energia e proteger a biodiversidade noturna, a sua entidade poderá ser reconhecida como apoiante desta causa através do nosso Galardão “Noite com Vida”!
4. Doe o seu tempo sendo voluntário: Se tem disponibilidade durante um ou mais noites, junte-se às campanhas de resgate de aves marinhas de 23 de outubro a 5 de novembro. A sua ajuda é essencial para salvar o maior número de aves marinhas possível!
Contribua neste esforço coletivo para proteger as aves marinhas. Preencha o nosso formulário de inscrição e junte-se a nós! Cada contributo conta e a sua ajuda é fundamental para garantir um caminho seguro no céu noturno.
Aderir à Campanha Salve uma Ave Marinha
