A Câmara Municipal de Santana procedeu, em outubro, à instalação de 31 luminárias, com tecnologia LED e espectro controlado, com o objetivo de reduzir a poluição luminosa nesta área piloto, contribuindo assim para proteger a biodiversidade noturna.
Esta intervenção contou com a colaboração da Empresa de Eletricidade da Madeira, que procedeu à retirada das antigas luminárias e instalação das novas. Em articulação com os técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza – IFCN, foram também realizadas ações de monitorização que procuraram avaliar o impacto das mudanças de iluminação pública na biodiversidade noturna.
Maria José Silva, vereadora com o pelouro do Ambiente, salienta que este é um projeto de caráter ambiental que visa a sustentabilidade e a proteção da biodiversidade, aliado a uma maior eficácia energética, o que contribui para uma melhor gestão dos recursos.
Esta ação piloto realizou-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night, do qual o Município é parceiro, e com o fim de proteger não só as aves marinhas, como também proporcionar um ambiente mais seguro para os residentes e visitantes da cidade.