Seminário “Iluminação Sustentável: Biodiversidade & Eficiência Energética em Municípios”
A 26 de novembro de 2025, entre as 10h e as 16h, decorreu o seminário online “Iluminação Sustentável: Biodiversidade & Eficiência Energética em Municípios”, no âmbito do projeto LIFE Natura@night.
Organizado e dinamizado por representantes da SPEA e da Câmara Municipal de Machico, este contou com a presença de mais de 60 participantes, entre os quais diversos representantes de câmaras municipais e juntas de freguesia de diferentes regiões do país, que tiveram oportunidade de conhecer boas práticas e ferramentas de planeamento municipal destinadas a promover o aumento da eficiência energética na iluminação pública, a redução da poluição luminosa e a proteção da biodiversidade noturna.
A sessão teve início com a intervenção da coordenadora da SPEA Madeira, Cátia Gouveia, intitulada “Poluição luminosa: inimiga silenciosa da biodiversidade”, na qual apresentou o conceito de poluição luminosa e a forma como afeta as espécies de aves marinhas, morcegos e borboletas noturnas, bem como o impacto que tem para os seres humanos. Introduziu também o projeto LIFE Natura@night e as diversas ações desenvolvidas ao longo do mesmo, sob o lema “Por uma noite com mais vida”.
Seguidamente, Cláudio Nóbrega, representante da Câmara Municipal de Machico, falou sobre “Avanços na iluminação pública do concelho de Machico”, apresentando as alterações efetuadas à iluminação pública no município. A aquisição de novas luminárias com intensidade ajustável, permitiu proporcionar uma iluminação pública mais eficiente, económica e amiga do ambiente, verificando-se, após a implementação das alterações, uma diminuição significativa no consumo energético.
A intervenção “Compreender a poluição luminosa e tendências europeias”, por Fernando Chácon, técnico da SPEA, em nome da Auraicity, destacou o trabalho desenvolvido por esta empresa na criação e implementação de soluções de iluminação sustentável. Discutiram-se também os fatores essenciais a considerar nas estratégias de planeamento de áreas de iluminação, garantindo a sua correta implementação. Por fim, foi apresentado o panorama atual da legislação referente à iluminação pública.
Azucena de la Cruz, representante da SPEA Açores, apresentou os Planos Diretores de Iluminação Pública, destacando-os como uma ferramenta de gestão municipal que define orientações adaptadas às especificidades de cada concelho, permitindo planear de forma mais coerente o espaço público. Mencionou também os seis municípios que implementaram medidas de redução da poluição luminosa no âmbito do projeto LIFE Natura@night, salientando a diminuição do consumo energético associado a estas ações.
A segunda parte do evento online consistiu numa componente prática, que permitiu a interação entre participantes e oradores em dois exercícios. O primeiro exercício incidiu sobre o desenvolvimento de Planos Diretores de Iluminação, enquanto o segundo teve como foco as estratégias de planeamento do território.
Importância do céu noturno para o turismo e para as comunidades
Anteriormente, no dia 25 de novembro, a SPEA divulgou também o projeto LIFE Natura@night e a importância do céu noturno para os ecossistemas e para a biodiversidade num ciclo de webinars dedicado ao Astroturismo. Esta sessão contou com cerca de 90 participantes. Além da SPEA, participaram oradores de renome como Antónia Varela (Diretora da Fundação Starlight), Raul Cerveira Lima (Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto + IA – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Univ Coimbra)) e Diana Del Negro (Lightware – Iluminação arquitetónica).
Intitulado “Astroturismo: Experiências Sustentáveis sob o Céu Noturno”, o ciclo de webinars promovido pelo Turismo de Portugal decorreu ao longo de todo o mês de novembro, com o objetivo de promover a valorização do céu noturno e das oportunidades que a sua preservação pode proporcionar, em benefício do turismo sustentável e do bem-estar das comunidades.