No âmbito do projeto LIFE Natura@night, a SPEA Madeira e SPEA Açores têm trabalhado com a comunidade piscatória para mitigar os efeitos da poluição luminosa em alto mar.

 

A embarcação profissional como o ‘Pepe Cumbrera’, passou primeiramente por uma fase de análise da iluminação e por medições no interior da embarcação, no porto do Caniçal. Posteriormente, a alteração da iluminação foi efetuada pela própria embarcação.

Tânia Pipa
Tânia Pipa
Tânia Pipa

Através destas ações foi possível realizar alterações na iluminação da embarcação como a redução da intensidade da luz, mudança de cor e temperatura.

 

Esta intervenção coopera para a proteção das aves marinhas que, para voarem em segurança até ao seu destino, enfrentam diversas ameaças, incluindo a poluição luminosa. Além disso, esta ação proporciona um ambiente seguro e benéfico para as viagens da tripulação em ambiente noturno.

 

O objetivo da SPEA é continuar a desenvolver as ações piloto nos portos marítimos e conseguir alcançar e sensibilizar toda a comunidade piscatória, em prol da biodiversidade noturna.