No início de maio, a equipa SPEA deslocou-se até à Deserta Grande para os primeiros trabalhos da época com aves marinhas. Nesta viagem, a alma-negra foi a protagonista de uma marcação intensiva de ninhos que deverão continuar a ser monitorizados ao longo do projeto.

Conheça a Alma-negra
Distribuição
A alma-negra tem uma distribuição pantropical ocorrendo nos três principais oceanos. Em Portugal, durante a época reprodutora (primavera, verão e outono), a alma-negra distribui-se principalmente por toda a Zona Económica Exclusiva da Madeira e dos Açores, ocorrendo tanto em mar aberto como junto à costa, particularmente nas ilhas da Madeira.
Abundância
As colónias de alma-negra nas Desertas, e também nas Selvagens, são consideradas as principais áreas de nidificação no Oceano Atlântico.
Habitat
É uma ave marinha solitária altamente pelágica, visitando terra apenas para nidificar, colocando os ninhos em amontoados de calhaus e em pequenas cavidades nas rochas.
Dieta
A sua dieta é composta por peixes mesopelágicos, cefalópodes e alguns crustáceos.
Suspeita-se que se alimenta durante a noite, aproveitando a migração vertical das presas para a superfície da coluna de água.
Vocalização
A alma negra tem a particularidade de apenas vocalizar quando está no ninho, que se assemelha ao ladrar de um cão.
Ameaças
Atualmente as colónias de almas-negras estão restritas a ilhas e pequenos ilhéus livres de predadores exóticos, tais como ratazanas, gatos e mustelídeos. Estes predadores são a sua principal ameaça em Portugal, tendo exterminado populações nas ilhas onde foram introduzidos.