El Nublo II compreende essencialmente a bacia de Tejeda. Este contém os mais antigos materiais geológicos da ilha, que configuram uma paisagem acidentada muito peculiar.

 

Na sua área, 6 tipos de habitats são protegidos pela Diretiva Habitats: matos termomediterrânicos pré-desérticos (5330), pradarias húmidas mediterrânicas de ervas altas da Molinio-Holoschoenion (6420), vertentes rochosas siliciosas com vegetação casmofítica (8220), galerias e matos ribeirinhos meridionais (Nerio-Tamaricetea e Securinegion tinctoriae) (92D0), palmeirais de Phoenix (9370) e pinhais endémicos canários (9550).

 

Esta Zona de Proteção Especial alberga 6 espécies protegidas pelas Diretivas Habitats: 6 plantas com flor.

 

No âmbito do projeto LIFE Natura@night, têm sido realizadas ações para mitigar a problemática da poluição luminosa, incluindo estudos sobre os seus impactos. No El Nublo II foram conduzidas medições da poluição luminosa, bem como amostragens de insetos e de morcegos. Durante o dia esta ameaça é impercetível, mas ao cair da noite torna-se evidente, com uma paisagem repleta de milhões de luzes criadas pelo Homem.

 

Veja a diferença entre o dia e a noite neste local: