De 23 de outubro a 5 de novembro, foram realizadas brigadas sistemáticas na ilha Graciosa com o propósito de resgatar cagarros juvenis afetados pela poluição luminosa. Estas ações ocorreram numa área onde a iluminação pública se em processo de mudança para lâmpadas LED. Desta forma, realizou-se um transeto sistemático com uma distância de cerca de 2 km, desde a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes até ao Império de Espírito Santo da Luz, no Carapacho.

 

No total, realizaram-se 14 brigadas em 28 rondas, perfazendo 56 km, não tendo sido registados cagarros durante as brigadas, neste percurso. Todavia, nas imediações do transeto definido resgataram-se 30 cagarros. A realização destas brigadas foi possível graças à estreita colaboração dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas da Graciosa com a Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM).

 

A DRPM também organizou sessões de informação e divulgação para o programa de educação ambiental do projeto LIFE Natura@night, durante a campanha S.O.S Cagarro 2023. O S.O.S Cagarro é uma campanha ambiental que existe, nos Açores, há quase 30 anos, tendo como principal objetivo envolver as pessoas e entidades no resgate de cagarros juvenis encandeados. Estas ações de sensibilização foram realizadas para alunos de diferentes escolas na ilha do Faial em parceria com o OMA – Observatório do Mar dos Açores.

Nuno Prazeres
Nuno Prazeres

Nesta vertente educacional, foi também coordenada uma atividade com a Escola de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, no dia 3 de novembro. Durante esta atividade fez-se uma apresentação do projeto LIFE Natura@night e dos seus objetivos. Todas as atividades e sessões de sensibilização realizadas tiveram o intuito de, para além de promover o projeto, dar a conhecer as espécies de aves marinhas que podem ser afetadas pela poluição luminosa e sensibilizar as crianças e os jovens para esta problemática que ameaça não só a biodiversidade, mas também a saúde humana!