No início deste mês, a SPEA Açores realizou a primeira visita ao Bela Aurora, um dos dois barcos atuneiros de salto e vara que se juntaram ao Projeto LIFE Natura@night para diminuir a poluição luminosa a bordo de embarcações de pesca (Ações D5/C9).
O Projeto LIFE Natura@night visa reduzir a poluição luminosa e os seus impactos na biodiversidade, promovendo boas práticas de iluminação junto da comunidade, envolvendo também a comunidade de pescadores nos Açores. Para isso, foram escolhidos como barcos-piloto, atuneiros da pesca de atum por salto e vara, uma das pescas mais sustentáveis do mundo, com um programa de observação a bordo desde 1998 (POPA) e onde os cagarros são fiéis amigos na procura de cardumes. Esta pesca tem parte da sua atividade à noite, em particular nos eventos de pesca em “mancha” com utilização de holofotes LED de cor fria durante os trabalhos em alto-mar, o que pode ter impactos na biodiversidade marinha noturna, assim como na percepção visual da tripulação.
O Bela Aurora e o Pepe Cumbrera são os dois atuneiros aventureiros que em conjunto connosco pretendem dar mais vida à noite, em particular através da avaliação e teste de boas práticas de iluminação a bordo. Em maio, a equipa SPEA Açores foi recebida pela primeira vez a bordo do Bela Aurora e do Pepe Cumbrera, para conhecer os tipos de luminárias presentes a bordo e quais as necessárias para a pesca.
Esta caracterização e avaliação das luminárias em ambos os barcos é essencial para definir em conjunto com os pescadores as alterações da iluminação a bordo, sem prejudicar a operação piscatória nem a segurança de navegação das embarcações. Estas alterações permitirão que estas embarcações tenham iluminação a bordo menos impactante, mais amiga da biodiversidade noturna e mais sustentável e económica.
Desta forma, o Bela Aurora e o Pepe Cumbrera tornam-se nas primeiras embarcações de pesca a adaptar a sua iluminação a bordo, tornando-se num exemplo-piloto em toda a frota piscatória açoriana. Agradecemos desde já às tripulações de ambas as embarcações, pela sua disponibilidade em juntarem-se a nós e contribuir ativamente “por uma noite com mais vida”.