No dia 27 de novembro de 2024, o Município do Funchal apresentou o Plano Diretor de Iluminação do Concelho, que vai contribuir para uma redução dos encargos energéticos da autarquia e promover a sustentabilidade e a eficiência, salvaguardando ainda espécies protegidas.
Este instrumento, que aprovado em Reunião de Câmara, será igualmente debatido e votado, em Assembleia Municipal, foi elaborado no âmbito do projeto LIFE Natura@night, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, SPEA – Madeira, tendo o objetivo de reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos Arquipélago da Madeira, Açores e Canárias.
Na apresentação do PDICF, o vice-presidente da CMF, Bruno Pereira, destacou que este plano, elaborado sem custos para a autarquia, visa requalificar a iluminação pública do Funchal, recorrendo, para isso, aos últimos avanços tecnológicos, com o objetivo de o tornar mais eficiente e sustentável. Apontou ainda que, com o PDICF, nomeadamente via substituição de equipamentos, será possível não só uma maior eficiência e sustentabilidade, mas também poupanças energéticas consideráveis e uma redução da pegada ecológica.
Neste evento, decorreram as apresentações do projeto LIFE Natura@night pela coordenadora do mesmo, Cátia Gouveia, além do enquadramento do Plano efetuado por Paulo Brazão, da Fluxo de Luz, e por Alberto Van Zeller, CEO da Auraicity, prestadores de serviços na concessão desde documento.