O Município do Funchal instalou novas luminárias entre o Complexo Balnear da Ponta Gorda e o Madeira Magic.
A instalação destas luminárias, visam reduzir o impacto que a poluição luminosa tem nesta zona piloto, cooperando, assim, para proteger a biodiversidade noturna.
Além disso, são luminárias cuja intensidade e temperatura podem ser ajustadas, de forma a reduzir os efeitos negativos na população, proporcionando uma maior segurança, poupança energética e menor impacto ecológico.
Esta intervenção, em articulação com os técnicos do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), surge no âmbito do Projeto LIFE Natura@night, numa época em que os juvenis de cagarras saem dos seus ninhos em direção ao mar e precisam do mínimo de luz artificial possível, tendo em conta que esta é a razão principal pela qual se desorientam e caem nas cidades.
A instalação de novas luminárias tem sido realizada em vários municípios parceiros do projeto (Santana, Santa Cruz, Câmara de Lobos, Machico, Funchal, Santa Cruz da Graciosa e Mogán), com o objetivo de reduzir a poluição luminosa e proteger as aves emblemáticas da Macaronésia.