Entre os dias 23 e 28 de julho a SPEA Açores – Centro Ambiental do Priolo, esteve em busca dos morcegos na Ilha do Corvo.

 

Esta ação, que decorreu no âmbito do projeto LIFE Natura@night, contou com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e da especialista Eva Nóbrega, do Instituto das Florestas e Conservação da natureza – RAM.

 

Foram colocados 27 𝐴𝑢𝑑𝑖𝑜𝑚𝑜𝑡ℎ𝑠 e feita a instalação de mais 4 estações de 𝑆𝑜𝑛𝑔𝑚𝑒𝑡𝑒𝑟, que permitem ouvir, detetar e identificar os morcegos que existem na área local e, assim, poder comparar a sua atividade com amostragens anteriores.

 

A recolha dos resultados será muito útil para que se possa perceber de que forma a poluição luminosa afeta, não só este grupo animal, como também as aves marinhas, os insetos e o ser humano.

 

O principal objetivo desta ação é sensibilizar as comunidades envolventes, no que diz respeito às áreas protegidas dos arquipélagos da Macaronésia, e trabalhar em parceria com autoridades locais, pescadores, através de recursos eficientes, que auxiliem no combate às alterações climáticas.

 

A próxima amostragem irá decorrer na Ilha de São Miguel.

Yasmin Redolosis
Yasmin Redolosis
Yasmin Redolosis