No arquipélago dos Açores, as equipas da SPEA e da Direção Regional das Políticas Marítimas uniram esforços para lançar um olhar atento sobre a biodiversidade noturna e os desafios decorrentes da poluição luminosa, numa iniciativa abrangente que visa educar e sensibilizar pessoas de todas as idades.

Madalena Picanço

Nos estabelecimentos de ensino, uma variedade de atividades cativantes está em curso. O programa de Educação Ambiental nos Açores oferece não apenas contos encantadores, mas também atividades e palestras adequadas a diferentes faixas etárias.

 

Consulte o Programa de Educação Ambiental

 

 

Escolas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Graciosa, Flores e Corvo estão convidadas a participar ativamente, podendo solicitar essas atividades através de um formulário online ou pelo e-mail . Já as escolas nas ilhas de Faial, Pico, São Jorge e Terceira podem estabelecer contato com a Direção Regional das Políticas Marítimas pelos e-mails ou , indicando “Projeto Natura@Night – Educação Ambiental/Nome da Escola” no assunto.

 

Ana Mendonça

A iniciativa não se restringe ao ambiente escolar, pois a SPEA almeja envolver também o setor empresarial. Desta forma, empresários açorianos são convocados à ação através do Galardão “Noite com Vida”, um prémio que visa reconhecer e premiar práticas exemplares de iluminação exterior. A SPEA destaca as consideráveis poupanças nos custos de eletricidade que podem resultar da adoção das práticas sugeridas no regulamento do galardão.

 

Regulamento

 

Num esforço coletivo para iluminar consciências sobre a problemática da Poluição Luminosa, estas iniciativas prometem criar um impacto duradouro no arquipélago.