O “Workshop sobre Elaboração e implementação dos Planos Diretores de Iluminação Pública a nível municipal” com os parceiros do projeto LIFE Natura@night serviu para clarificar a importância de implementar um regulamento para a iluminação pública.
A SPEA, como coordenador do projeto, convocou esta reunião de trabalho para dar a conhecer o Plano Diretor de Iluminação Pública de Santa Cruz e Machico e o que implica a elaboração e implementação destes planos a nível municipal, na Madeira, para os parceiros de Câmara de Lobos, Funchal e Santana.
A sessão presencial decorreu no Auditório da Universidade da Madeira, Colégio dos Jesuítas e foi também transmitida via Zoom para os parceiros dos Açores e Canárias, contando com 31 participantes.
Cátia Gouveia (SPEA) apresentou o projeto LIFE Natura@night; Paulo Brazão (Fluxo de Luz) realizou uma apresentação dos Planos Diretores de Iluminação Pública: trabalhos técnicos e estrutura do documento; e por fim, Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, explicou a Implementação de Planos Diretores de Iluminação Pública a nível municipal no caso de Santa Cruz.
Nesta apresentação, o presidente Filipe Sousa referiu que Santa Cruz obteve valores de redução de CO2 na ordem das 90 toneladas anuais e que as primeiras alterações na iluminação pública, efetuadas em primeiro lugar nas luminárias com maior potência (potenciando o retorno do investimento), obtiveram resultados excecionais. Neste momento, as poupanças anuais rondam os 400 mil euros, e a despesa efetuada já foi recuperada largamente.