A educação ambiental é um pilar fundamental para assegurar a conservação das aves e a sustentabilidade dos seus habitats. Esta depende da sensibilização e da participação ativa de todos, pelo que o envolvimento das crianças e dos jovens é essencial para a construção de um futuro em que a biodiversidade possa ser valorizada e protegida.

 

Destinado a alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário, e além de responder às linhas de atuação da SPEA, enquadra-se nos três eixos estratégicos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA) – descarbonizar a sociedade, tornar a economia circular e valorizar o território – e integra também a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), no tema “Desenvolvimento Sustentável”. Está igualmente alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática, proteção da vida marinha e proteção da vida terrestre.

Ana Amaral
Catarina Varatojo
Rosa Lindeman

No âmbito dos projetos LIFE Natura@night e STOP Predators, a atenção recai sobretudo sobre a biodiversidade noturna do arquipélago da Madeira, que enfrenta ameaças como a poluição luminosa e a presença de predadores introduzidos, entre os quais ratos, gatos e furões.

 

A biodiversidade engloba toda a variedade de vida no planeta, desde pequenos insetos até grandes predadores, sendo cada espécie essencial para o equilíbrio dos ecossistemas. Muitas espécies noturnas, como aves marinhas, morcegos e borboletas noturnas, permanecem ativas durante a noite, estando particularmente vulneráveis à poluição luminosa, que pode desorientá-las, alterar os seus ritmos biológicos, comprometer a sua reprodução e até conduzir à morte. Acrescem ainda as ameaças causadas por predadores terrestres e plantas invasoras, que colocam em risco espécies mais frágeis, como aves marinhas que nidificam junto à costa.

 

O plano engloba ainda os projetos em curso LIFE Freiras, coordenado pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), focado na conservação da freira-da-madeira, do seu habitat e mitigação das suas ameaças, e INTERREG MAC CircularOcean, coordenado pela Direcção Geral de Combate às Alterações Climáticas e Energia do Governo das Canárias, dando a conhecer a ameaça do lixo marinho e o seu impacto nos ecossistemas, bem como a importância da implementação de estratégias baseadas na economia circular para gestão destes resíduos.

 

Estes temas são apresentados, inicialmente, através de uma exposição teórica, seguindo-se atividades práticas como o jogo “Quem sou?”, em que cada aluno recebe um cartão representando uma espécie ou ameaça e, através de perguntas de resposta “sim” ou “não”, tenta descobrir quem é; e “biólogo por um dia” no qual, com recurso a uma lupa, os alunos irão observar características morfológicas de diferentes grupos animais, e saber como procurar e identificar indícios da sua presença, entre outros.

 

Com este plano, os alunos madeirenses de todas as idades terão a oportunidade de conhecer melhor as espécies que habitam o seu arquipélago, compreender os desafios que estas enfrentam e crescer como cidadãos conscientes e proativos na defesa do ambiente e do património natural da Madeira.

 

Plano de Educação Ambiental ano letivo 2025/26