Parceiros da Madeira, Açores e Canárias juntaram-se em Santa Cruz da Graciosa para a VIII Reunião Executiva do projeto LIFE Natura@night, entre 9 e 12 de outubro.
Para além da SPEA, estiveram presentes os parceiros da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Câmara Municipal de Santa Cruz, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal de Machico, Câmara Municipal de Santana, Câmara Municipal do Funchal, DRPM (Direção Regional de Políticas Marítimas), SEO BirdLife, ITC (Instituto Tecnológico de Canárias) e Fluxo de Luz.
A 10 de outubro, no Edifício da Vigia, Carapacho, decorreu a apresentação pública do Plano Director de Iluminação Pública do Concelho de Santa Cruz da Graciosa e a visita à área piloto, onde serão feitas alterações na iluminação pública, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e minimizar os impactos negativos na biodiversidade.
Este é um documento normativo e estruturante para a gestão da Iluminação Pública da ilha, que visa garantir a qualidade do serviço dentro da visão e enquadramento.
Será instalado como projeto piloto na zona do Carapacho, luminárias com controlo de luminosidade, intensidade e temperatura, sendo o primeiro projeto com esta tecnologia a nível nacional.
Foram 31 munícipes, executivos e investigadores que presenciaram a divulgação deste projeto inovador, e contou também com a participação do presidente e vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz, da Madeira, que foi o primeiro município a ter um plano diretor de iluminação pública, a nível do país.
“É com grande satisfação que a ilha Graciosa é mais uma vez pioneira em projetos de tecnologia e neste caso com grande impacto na defesa da biodiversidade, uma ilha que ambiciona o desenvolvimento sustentável e que se orgulha de usar o galardão de Reserva da Biosfera”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.