As áreas de passagem da freira-da-madeira foram agraciadas com a instalação de mesas interpretativas que oferecem uma experiência educativa sobre as duas espécies endémicas de aves marinhas do Arquipélago da Madeira, espécies-alvo do projeto que é coordenado pelo Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza. Estas estruturas bilingues, cuidadosamente posicionadas em pontos de grande movimento para as comunidades locais e turistas, destacam as ações inovadoras desenvolvidas no projeto.

 

Consulte a informação disponível nas mesas interpretativas

 

Instaladas em novembro de 2023, no miradouro da Eira do Serrado (Curral das Freiras, Câmara de Lobos) e junto à praia da Alagoa (Porto da Cruz, Machico), o propósito primordial das mesas interpretativas é informar e sensibilizar o público sobre a importância da conservação das aves marinhas, com especial ênfase na freira-da-madeira (Pterodroma madeira) e na freira-do-bugio (Pterodroma deserta). Os locais escolhidos remetem às áreas de passagem da emblemática freira-da-madeira, que nidifica no Maciço Montanhoso, e passa pelos vales do Curral das Freiras/Funchal e Faial/Porto da Cruz.

 

Mesas interpretativas instaladas no Miradouro da Eira do Serrado e no Porto da Cruz.

Elisa Teixeira
Elisa Teixeira
Elisa Teixeira

O projeto LIFE Freiras almeja aprimorar e garantir o estado de conservação das espécies de Pterodroma endémicas do arquipélago da Madeira. Esse avanço envolve o fortalecimento da resiliência do habitat de nidificação, além de procurar a redução da mortalidade de aves causada pelo impacto de predadores introduzidos e pela poluição luminosa.

Como parceira deste projeto, a SPEA Madeira dinamizou uma atividade de educação ambiental com a 33 alunos do 5º ao 8º ano da Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz. Elisa Teixeira, técnica da SPEA, esclareceu a sua interessada audiência sobre estas espécies de aves marinhas e as ameaças que enfrentam, focando a problemática da poluição luminosa, seguida pela exploração da mesa interpretativa instalada no Porto da Cruz.

Atividade de Educação Ambiental para 33 alunos durante visita à mesa interpretativa no Porto da Cruz.

Tiago Dias
Tiago Dias
Tiago Dias

Moradores e visitantes da Eira do Serrado e do Porto da Cruz são calorosamente convidados a explorar as mesas interpretativas, transformando esses locais em autênticos pontos de encontro entre a apreciação da natureza e a aquisição de novos conhecimentos sobre a biodiversidade local.