Durante o mês de julho, a equipa da SPEA Açores em colaboração com o CIBIO realizou uma nova amostragem de insetos noturnos em áreas protegidas da Ilha do Corvo. O estudo abrangeu seis pontos de amostragem, com quatro deles situados nas áreas protegidas da Rede Natura 2000 do Corvo e os outros dois na recém-estabelecida Reserva Biológica do Corvo. Para atrair os insetos noturnos, foram utilizadas armadilhas luminosas e o método complementar winerope.

Emmanuel Berrilli
Yasmin Redolosis
Sara Nunes

Durante os trabalhos em campo, os investigadores observaram diferenças consideráveis na vegetação entre as áreas amostradas. Ainda, verificou-se que as armadilhas luminosas foram especialmente eficientes em atrair borboletas noturnas durante o período de amostragem. Seguidamente, os indivíduos capturados serão identificados e inventariados, permitindo compreender a distribuição destas espécies e o impacto da poluição luminosa nas suas populações.

Montagem da armadilha luminosa

 

Esses estudos integram o projeto LIFE Natura@night, enriquecendo o conhecimento sobre a biodiversidade nas áreas protegidas dos Açores, Canárias e Madeira.