O Município de Câmara de Lobos procedeu à instalação de 29 novas luminárias com tecnologia LED e espectro controlado, que minimizam a emissão de luz azul, reduzindo os impactos negativos da poluição luminosa, na biodiversidade noturna.
Esta iniciativa parte no âmbito do projeto LIFE Natura@night, do qual o Município é parceiro, e tem o objetivo de proteger não só as aves marinhas, como também, proporcionar um ambiente mais agradável para os residentes e visitantes da cidade.
Dina Silva, vereadora com o pelouro do Ambiente, salienta que este é “um projeto crucial para a sustentabilidade ambiental de Câmara de Lobos, que alia a proteção da biodiversidade com a promoção de um ambiente urbano mais eficiente e seguro”, que por sua vez, promove a eficiência energética, traduzindo-se na redução do consumo de eletricidade.
No que concerne ao número de luminárias descritas, 29 correspondem somente à área piloto. Salienta-se que o número de luminárias que serão substituídas no âmbito desta intervenção, totalizam 66 unidades.
A equipa da SPEA tem realizado trabalhos de sensibilização junto de estabelecimentos hoteleiros, restauração e agentes portuários do município, como forma de incentivar as entidades a aderirem a boas práticas de iluminação responsáveis e sustentáveis, mais amiga do ambiente.