No âmbito do projeto LIFE Natura@night, iniciámos a fase de repetição das medições noturnas, após as alterações da iluminação pública.

 

As medições servem para avaliar e quantificar a luminosidade do céu noturno e identificar fontes de iluminação artificial excessiva na região da Macaronésia e na Rede Natura 2000.

 

Estas medições foram inicialmente efetuadas no ano de 2023, como parte do processo de levantamento do estado da iluminação pública. O objetivo de realizá-las novamente, serve para comparar os novos resultados com os anteriores e analisar as diferenças do “antes e depois” em relação aos impactos que estas alterações da iluminação causaram, tanto nos pequenos insetos, morcegos e aves marinhas que habitam estes ecossistemas insulares.

Elisa Teixeira
Tiago Dias
Fernando Chacon

O trabalho no terreno é constituído por duas partes, em que a primeira é a fotografia, onde é usada uma câmara e lentes adaptadas que permitem fotografar a localidade em diferentes pontos cardinais. Numa segunda fase, a medição do brilho noturno, que com um fotómetro, permite obter descrições visuais e qualitativas da paisagem.

Montagem dos equipamentos para as medições e fotografia do céu

As medições têm sido realizadas, nos nossos municípios parceiros, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Santa Cruz e Santana, entre as 22h e 1h da manhã, para garantir que a recolha de dados é feita em diferentes horas da noite.

Timelapse no Pico Ruivo Norte