Nos dias 21 de novembro e 5 de dezembro, dois estabelecimentos hoteleiros da Madeira receberam o prémio do Galardão “Noite com Vida”, na categoria Platina, um reconhecimento das boas práticas de iluminação em prol da conservação da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental.
No dia 21 de novembro, a entrega do prémio decorreu no Hotel Galosol, parte do grupo hoteleiro Sentido Galo Resort. A placa do galardão foi entregue ao diretor de serviços técnicos e sustentabilidade, à secretária administrativa e ao gerente operacional, que representaram o grupo na ocasião. Já no dia 5 de dezembro, foi a vez do Caju Le Petit Hotel, do grupo Divide Hotels, receber o galardão, entregue à Diretora de Marketing e Vendas do estabelecimento.
O Galardão “Noite com Vida” foi criado no âmbito dos projetos LIFE Natura@night e LIFE Freiras, com o objetivo de reduzir a poluição luminosa nas regiões da Macaronésia, nomeadamente Madeira, Açores e Canárias. Destina-se a reconhecer hotéis e outros estabelecimentos, públicos ou privados, que adotem práticas de iluminação responsáveis, minimizando impactos sobre a fauna e flora noturna e promovendo uma noite mais segura para a biodiversidade.
A distinção é atribuída anualmente e apresenta quatro níveis: Bronze, Prata, Ouro e Platina, sendo esta última o reconhecimento mais elevado. Para a sua atribuição, os estabelecimentos devem seguir critérios de boas práticas de iluminação, sem necessidade de investimentos financeiros adicionais. Entre os benefícios do galardão estão a redução do consumo energético, a melhoria da qualidade de sono dos hóspedes, a valorização do compromisso ambiental perante clientes e comunidade, e a integração numa rede de entidades que promovem a conservação da biodiversidade.
Com esta iniciativa, a SPEA reforça a importância de uma abordagem consciente à iluminação, demonstrando que é possível conciliar conforto humano, economia de energia e proteção da vida selvagem. Se gere um estabelecimento com iluminação exterior, também poderá fazer parte desta rede de boas práticas.