A pedido da SEO/BirdLife, as instalações do Clube Náutico de Bajamar, situado na costa norte da ilha de Tenerife, junto a uma zona de reprodução de cagarras, adaptaram a iluminação exterior das suas instalações para reduzir o impacto das poluição luminosa em aves marinhas. O clube havia se tornado nos últimos anos, devido à iluminação excessiva, um ponto negro para os juvenis encandeados caírem durante a saída dos ninhos – de meados de outubro a meados de novembro. Em particular, nas noites de lua nova, as cagarras fazem das luzes artificiais o seu ponto de referência de orientação, e acabam por se desorientar ao cair no chão.

 

“A mudança de iluminação que o Club Náutico de Bajamar realizou – destaca Javier Romero – é um bom exemplo de que, quando há vontade, é possível fazer a diferença, visto que as soluções técnicas já existem e são mais acessíveis a todos os bolsos, demonstrando que com a reorientação das suas luzes e a sua nova colocação, que neste caso não se trata de iluminar menos, mas de iluminar melhor. É um problema que todos podem contribuir para a resolução, desde empresas privadas, cidadãos comuns ou administrações públicas”.

 

Nesse sentido, durante o projeto LIFE Natura@night, será modificada a iluminação pública em algumas áreas piloto dos municípios de Mogán (Gran Canaria) e Buenavista del Norte (Tenerife), reduzindo o impacto da poluição luminosa na biodiversidade e no ser humano , além de contribuir para a eficiência energética.