O jardim da Ponta da Oliveira, situado numa zona costeira do Caniço, tem sofrido uma constante pressão humana, seja devido a construções humanas, seja pela presença de espécies invasoras e erosão.

 

A SPEA, em conjunto com a Câmara Municipal de Santa Cruz, tem trabalhado desde 2022 com diversas ações de voluntariado, abertas ao público, que têm como finalidade ajudar na manutenção dos jardins e na preservação do espaço envolvente.

 

As atividades desenvolvidas consistem na remoção de espécies exóticas invasoras, como é o caso da cana-vieira, ricínio e chorão-das-praias, e na introdução de novas espécies vegetais autóctones e endémicas da região, destacando o massaroco, estreleira, calêndula, oliveira-brava, faia, marcetela, figueira-do-inferno e malfurada.

Carina Moreira
Carina Moreira
Carina Moreira

Até ao momento, já realizámos seis atividades e contámos com cerca de 50 voluntários, incluindo estudantes, estagiários da SPEA e jardineiros que se disponibilizaram para fazer parte desta ação.

 

Esta iniciativa conjunta é uma forma de valorização do património natural do município de Santa Cruz e da ilha, servindo ainda para a sensibilização da população sobre os perigos das espécies exóticas, invasoras, e alertando sobre o que pode ser feito para evitar a sua propagação.