Trabalhamos para preservar o nosso ecossistema e procuramos sensibilizar sobre as várias ameaças que ele enfrenta, nomeadamente a poluição luminosa – uma ameaça para a biodiversidade noturna.

 

Conheça os efeitos da poluição luminosa nos vários grupos animais com hábitos noturnos através de vídeos de animação realizados pela Sterna Visuals.

 

Aves Marinhas

A poluição luminosa afeta várias espécies de aves marinhas, 10 das quais vivem na Macaronésia.

 

Muitas das crias destas espécies são atraídas pelas luzes das cidades durante os seus primeiros voos, pois confundem a luz natural da noite, com as luzes artificiais, acabando por se desviarem da sua rota. Podem ser atropeladas, embater em postes ou edifícios ou até perder a vida.

Efeitos da poluição luminosa nas aves marinhas

Morcegos

As espécies de morcegos habitam em ecossistemas insulares das ilhas da Macaronésia. Por serem animais adaptados para caçar à noite, também são os mais afetados por este tipo de poluição.

 

O excesso de luz artificial, impede que estes mamíferos distingam o dia da noite, o que faz com que saiam mais tarde dos seus abrigos para procurar alimento, tornando-os assim, vítimas vulneráveis de predadores.

Efeitos da poluição luminosa nos morcegos

Insetos

Os insetos também são afetados pela poluição luminosa. Estes seres desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas terrestres, incluindo polinização, controlo de pragas, dispersão de sementes e até mesmo adubando o solo.

 

No entanto, ao serem atraídos pela luz artificial, acabam por ficar desorientados, sem que consigam sair do foco de luz, acabando por morrer de exaustão.

Efeitos da poluição luminosa nos insetos

Fique atento ao 4º e último episódio “Os efeitos da poluição luminosa nos humanos”, que está prestes a sair.