A SPEA lançou, em novembro de 2023, o primeiro episódio de uma série de vídeos de animação sobre os efeitos da poluição luminosa, alertando para um problema crescente que afeta desde os mais pequenos insetos até às aves que habitam estes ecossistemas insulares. Este primeiro vídeo destaca o efeito da poluição luminosa nas aves marinhas das ilhas da Macaronésia.

 

Nas ilhas da Madeira, Açores e Canárias, a poluição luminosa tornou-se uma ameaça evidente onde 10 espécies distintas de aves marinhas nidificam. As crias destas aves dependem da orientação pelas estrelas para a sua jornada noturna desde o ninho até ao oceano. No entanto, essa viagem transforma-se numa luta pela sobrevivência quando milhões de luzes artificiais surgem no seu caminho.

 

O vídeo destaca a terrível realidade enfrentada pelas aves marinhas, que, encandeadas e desorientadas, colidem com edifícios, carros e postes de luz. Ao cair no chão, tornam-se vulneráveis a mais uma série de perigos. Pensa-se, que a poluição luminosa contribui para a morte de mais de 1000 aves marinhas, anualmente, na Macaronésia.

 

O projeto LIFE Natura@night sublinha a necessidade de cada indivíduo fazer a sua parte. Ao diminuir a poluição luminosa, podemos criar uma noite mais segura e preservar a vida destas importantes aves.

 

Assista ao vídeo animado criado pela empresa Sterna, contribuindo para esta importante causa, também disponível com legendas em inglês e espanhol.

 

 

 

Poluição luminosa: Episódio 1 - Aves Marinhas