À semelhança do primeiro evento na Madeira, em abril, a SEO em Canárias e a SPEA, nos Açores, dinamizaram uma iniciativa científica de inventário da biodiversidade num local específico, com o objetivo de promover a conservação e o conhecimento da fauna e flora locais – um Bioblitz.
Foi em maio, nas Ilhas Canárias, que aconteceu o primeiro Bioblitz do projeto LIFE Natura@night na praia de Las Arenas, em Tenerife. Especialistas de renome, como José Casanova, Silvia Fajardo, Juan Carlos Rando e Elena Ramos, lideraram as observações de aves, insetos, morcegos e flora. Os registos destas observações já estão disponíveis na plataforma de ciência-cidadã, iNaturalist.
Em São Miguel, Açores, em comemoração dos 30 anos da SPEA Açores e dos 15 anos do Centro Ambiental do Priolo, cerca de 50 participantes reuniram-se para dois dias de atividades, num Fim de Semana da Biodiversidade, em que o foco foi o Bioblitz. A equipa da SPEA Açores, juntamente com especialistas como Renato Calado, lideraram a identificação de diversas espécies, incluindo plantas, aves, morcegos, insetos, macroinvertebrados aquáticos e borboletas noturnas. Mais de 30 espécies foram registadas durante o evento, na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, Nordeste.
Os Bioblitz nas Ilhas Canárias e nos Açores foram importantes atividades de promoção da consciência e o conhecimento da biodiversidade destas regiões únicas.
A SPEA agradece a todos os envolvidos e pretende realizar mais eventos ao longo do projeto LIFE Natura@night, incentivando o mapeamento da biodiversidade na plataforma iNaturalist.