Um Bioblitz é um evento em que consiste em dar a conhecer as várias espécies animais e vegetais de um determinado local, num curto período de tempo. Nestes eventos organizados pela SPEA, foram principalmente focados os grupos das plantas, aves, insetos e morcegos da Ilha da Madeira.
O registo das espécies é feito pelos participantes com recurso à aplicação iNaturalist/Biodiversity4All, havendo um projeto criado na plataforma, para que todas as observações aí fiquem registadas e associadas ao evento, obtendo, assim, uma listagem de todas as espécies que ocorrem numa determinada área.
O primeiro BioBlitz foi realizado na floresta da Laurissilva, no Parque Florestal das Queimadas, contando com 37 participantes, através dos quais foram feitas 108 observações e registadas 55 espécies.
Resultados BioBlitz Laurissilva@night
No Bioblitz organizado na Ponta de São Lourenço, 41 participantes fizeram parte deste evento e foram conseguidas 168 observações e registadas 59 espécies.
Resultados BioBlitz Ponta de São Lourenço@night@night
Para o último Bioblitz, que decorreu no Maciço Montanhoso Oriental, a SPEA contou com 33 participantes, que se aventuraram numa oportunidade única de conhecer a biodiversidade desta área protegida, registando 41 espécies por meio de 73 observações.
Resultados BioBlitz Maciço Montanhoso@night
Todos estes resultados estão resumidos no seguinte infográfico: