No Dia Internacional da Luz, 16 de maio, comemoramos o 2º ano desde a apresentação oficial do projeto. São dois anos de dedicação e empenho no combate à poluição luminosa.
A SPEA trabalha de forma direta, procurando a origem do problema, para saber qual a melhor solução, com o objetivo de mitigar a poluição luminosa, principalmente em zonas mais sensíveis como é o caso de áreas protegidas e de maior aglomeração de biodiversidade.
“Sensibilizar os mais pequenos para consciencializar sobre esta problemática através de diversas atividades de educação ambiental; alterar a iluminação pública para luminárias mais eficientes e benéficas para o meio ambiente; Angariar aderentes ao nosso Galardão “Noite com vida”; e salvar centenas de aves marinhas todos os anos nas nossas brigadas de resgate; são algumas das atividades que a SPEA tem desenvolvido ao abrigo desde projeto desafiante.”, refere Cátia Gouveia, coordenadora do projeto LIFE Natura@night.
Durante o nosso percurso pudemos comprovar que de facto este é um trabalho essencial, que não só reduz os impactes nas aves marinhas, insetos e morcegos, como também contribui para uma melhor qualidade de vida dos seres humanos.
Neste terceiro ano, voamos em direção a objetivos maiores, concluindo 3 novos planos diretores de iluminação do concelho na Madeira, 1 nos Açores e 2 nas Canárias. Da mesma maneira, ficarão concluídas as ações piloto nos municípios parceiros, que já estão a decorrer.
Em 2 anos foi possível concretizar na Madeira:
- 10 reuniões executivas com os 13 parceiros
- 169 voluntários nos trabalhos desenvolvidos
- 12000 insetos amostrados
- 78 espécies observadas por 115 voluntários nos dois BioBlitz realizados
- 5200 utilizadores no website do projeto
- 363.455 pessoas alcançadas no Facebook SPEA Madeira
- 196 novas luminárias instaladas para proteger a biodiversidade
Contamos consigo para continuar este longo voo.