Ao longo de 2023, a SPEA e a Câmara Municipal de Santana desenvolveram uma série de atividades conjuntas no âmbito do projeto, de forma a dar a conhecer a problemática da poluição luminosa, sensibilizando a população.

 

Festival das Reservas da Biosfera Portugal

O Festival das Reservas da Biosfera portuguesas foi uma das atividades que integrou o projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, financiado pelo EEA Grants 2014-2021, no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” promovido pela Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática. A 1ª Edição do Festival das Reservas da Biosfera portuguesas realizou-se de 21 de abril a 7 de maio de 2023. Das 12 reservas nacionais existentes, coube às reservas de Santana (Madeira), Graciosa (Açores) e Berlengas (Peniche) acolher a 1ª Edição do Festival. O ponto alto da programação, na Reserva da Biosfera de Santana, aconteceu entre os dias 21 de abril a 24 de abril. Das muitas atividades realizadas merecem destaque o Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades, que contou com a participação da Dra. Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira, o BioBlitz Laurissilva@night, que se realizou no Parque Florestal das Queimadas, e a exposição “Aves marinhas, as suas ameaças e conservação” também com a parceria da SPEA Madeira.

  • Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades”

No âmbito do primeiro Festival das Reservas da Biosfera Portugal, realizou-se no dia 21 de abril de 2023, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, o Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades”. Contou com um diverso leque de oradores, a Dra. Cátia Gouveia (SPEA Madeira), o Dr. João Monteiro (MARE Madeira), o Eng.º Manuel Filipe (IFCN), a Prof. Ângela Morais (Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral) e a Dra. Licínia Soares (Reserva da Biosfera de Porto Santo). O objetivo deste Seminário foi dar ênfase às potencialidades da Reserva da Biosfera e os desafios futuros que se colocam a estes territórios.

 

  • Exposição “Aves marinhas, as suas ameaças e conservação”

Durante o festival, esteve patente a exposição da SPEA no centro cívico de Santana, para que os visitantes conhecessem as 8 espécies de aves marinhas nidificantes no Arquipélago da Madeira, bem como as ameaças que enfrentam.

 

  • BioBlitz Laurissilva@night

Este primeiro BioBlitz do arquipélago da Madeira, decorreu no Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, no dia 22 de abril, no Parque Florestal das Queimadas, estando presentes 37 participantes e 5 especialistas nos variados grupos de seres vivos. Um BioBlitz é um evento pedagógico e científico, cujo objetivo é encontrar e identificar o maior número de espécies, de fauna e flora, num curto período de tempo e numa área delimitada.

 

Saiba mais

Inauguração da mesa interpretativa “Por uma noite com mais vida”

No âmbito do projeto LIFE Natura@night, a Câmara Municipal de Santana e a SPEA Madeira, inauguraram uma mesa interpretativa, no passado dia 21 de Junho, pelas 11h, no miradouro do Guindaste (Faial). Esta é uma das ações desenvolvidas pelo projeto, com o objetivo de incentivar as boas práticas de iluminação, mitigando desta forma a poluição luminosa e reduzindo os impactos na biodiversidade noturna. Na inauguração estiveram presentes os alunos do 3º e 4 ano do 1º Ciclo da Escola B1/PE/C do Faial e São Roque do Faial.

 

Saiba mais

Formação em resgate de aves marinhas aos técnicos da Câmara Municipal de Santana

No passado dia 14 de junho, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma formação em resgate de aves marinhas dirigida aos técnicos da Câmara Municipal de Santana. Na formação foram abordados, pela SPEA Madeira, a temática da poluição luminosa e de que forma esta afeta as aves marinhas e as campanhas de resgate levadas a cabo por esta organização. O IFCN apresentou a Rede SOS Vida Selvagem e todo o trabalho desenvolvido pelos técnicos. Logo após as apresentações, foi dada uma componente prática, sobre os procedimentos de resgate de aves marinhas. A formação culminou com a visita ao Centro de Recuperação de Aves Selvagens, onde os técnicos do município de Santana puderam observar as várias valências do centro e o trabalho ali desenvolvido. O ponto alto da visita deu-se aquando da libertação de um francelho, já recuperado, ao seu meio natural.